sábado, 14 de abril de 2012

mães que fizeram história - cleopatra

Até o dia 13 de maio, Dia das Mães, vamos contar cinco histórias de super mães que com sua beleza, charme e capacidade, trouxeram a este mundo "pontos de vista" que pudessem servir de inspiração para todas as mães e que, de certa forma, fizeram ou continuam fazendo história.

No perfil que traçamos, todas estas mães tem conectividade diretamente com o mundo da perfumaria e cada uma contribuiu, pouco ou muito, para que a gente pudesse desfrutar bravamente de tanta sofisticação. Aproveite para buscar inspiração no presente ideal para sua mãe e parcelar em até 10x sem juros na loja virtual da USINA.

CLEÓPATRA - RAINHA DO EGITO


A última grande figura do Egito antigo sonhou um destino excepcional para seu país. Seu caráter era apaixonado, e ela exerceu o poder com notável gênio político.

Filha de Ptolomeu Aulete, rei do Egito, tinha mais uma irmã Arsinoé e dois irmãos ambos chamados Ptolomeu. Por ser a mais velha, assumiu o poder no ano 51 a. C. logo após a morte de seu pai. Aos 17 anos, ela já era admirada por suas qualidades de estadista, inteligência, energia, sentido de grandes projetos e, também, paciência e tenacidade. Como era o costume, ela se casou com um dos irmãos, na época com 12 anos, Ptolomeu XII e começaram a governar conjuntamente no mesmo ano em que ela assumiu o trono.

Seu marido e irmão Ptolomeu, instigado por conselheiros, tomou o controle total e mandou a irmã para o exílio em Alexandria. Crescera em meio ao tumulto e à angústia da guerra, da invasão. Conheceu a humilhação da ocupação estrangeira, a arrogância e a brutalidade dos romanos, os caprichos rústicos e ruidosos daquela população mestiçada que habitava Alexandria, a docilidade e a resignação dos camponeses curvados pelo peso de milênios de submissão. Por mais que tivesse orgulho de sua ascendência real e de sua herança macedônica, sentia uma profunda simpatia pelo povo egípcio, com suas virtudes ancestrais, seu amor pela paz, sua harmonia com os elementos e as estações do ano.

Alguns anos mais tarde, Cleópatra conheceu o general romano Caio Júlio César, que se apaixonou por ela. Sabendo de toda a sua história, o general declarou guerra contra Ptolomeu XII e, quando esse foi morto, César nomeou-a Rainha do Egito.

Cleópatra não era egípcia; seu sangue se constituía de heranças gregas, macedônicas e persas. Pertencia ao Egito pela inteligência e coração. Era mais sábia e mais culta do que qualquer mulher da época. Falava fluentemente egípcio, árabe, persa, aramaico, etíope e somali, além de suas línguas maternas.

Teve três filhos! O primogênito Cesarion, filho de César! César foi morto por seus inímigos políticos em Roma e assim Cleópatra se uniu ao general Marco Antônio e retornou ao Egito já grávida de gêmeos.

A última rainha do Egito, representa até hoje o símbolo da sedução com seus rituais perfumados. Além de conquistar o coração do general romano Marco Antônio, conseguiu dele a promessa de uma aliança com Roma. Ao que parece, ela era muito mais atraente do que propriamente bonita, e sabia, acima de tudo, como perfumar-se. Untava-se com essências aromáticas dos pés à cabeça, criava em torno de si uma aura perfumada e recebia o general numa cama repleta de pétalas de rosas.

Seus requintes eram incríveis: ela impregnava de odor de rosas e frutas até as velas de seu barco, e viajava ao encontro do amante inteiramente untada de óleos perfumados, como uma deusa em forma humana, deslizando sobre as águas. Em sua célebre visita a Roma, a rainha do Egito deixou um rastro de rosas e frutas por onde passou, e na sua última noite no mundo dos mortais, antes de envenenar-se, banhou-se e perfumou-se da cabeça aos pés com as mais finas fragrâncias. Quando os soldados romanos a encontraram morta em seus aposentos, ainda puderam sentir seu perfume inebriante, feito sob encomenda para seu status real.

Os dois filhos gêmeos de Cleópatra perderam-se na história. Cesário teve o mesmo fim do pai sendo assassinado tempos mais tarde e impedindo definitivamente qualquer chance de prosperidade política para o filho da rainha. Alexandria deixou de ser um lugar dedicado ao saber, passando a ser uma mera província romana no Egito. Mas Cleópatra nunca fora esquecida. Ela era a rainha e mãe do antigo Egito.


Trazendo o perfume de Cléopatra - Rainha do Egito para os dias de hoje, nossa indicação é Burberry Feminino por ter as propriedades das rosas usadas antigamente e as frutas que brincam com a sedução e a feminilidade da mulher moderna. A mãe que usa Burberry é muito mais confiante e autêntica, sedutora e elegante e merece ganhar toda esta sofisticação!

Aguarde a próxima mãe dia 19/04... ☺

Para ganhar um perfume Chanel nº 5 no mês das mães você deve curtir todas as cinco matérias que serão divulgadas até o dia 09/05/2012 sobre "Mães que fizeram história" incluindo esta e também curtir a fanpage da USINA clicando aqui. BOA SORTE!!!

Nenhum comentário: